A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG, vem desenvolvendo papel primordial para o desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas de gestão. A Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional – DIRMOD, na busca de aprimorar a gestão pública estadual, vem desenvolvendo, instituindo e implementando sistemas corporativos.
Os Sistemas desenvolvidos pela SEPLAG possuem integração com outras ferramentas de gestão utilizadas pelo Poder Executivo Estadual, tais como: Sistema de Administração Orçamentária, Financeira e Contábil – SAFIRA; Sistema Eletrônico de Informações – SEI; Sistema de Gestão de Recursos Públicos – GRP; Sistema de Gestão de Pessoas – TURMALINA.
Sistemas Corporativos Desenvolvidos pela SEPLAG
Sistema de Ponto Eletrônico
O Sistema de Ponto Eletrônico foi desenvolvido e implantado na SEPLAG, no intuito de fornecer ao servidor público mais comodidade para registrar a sua frequência, além de possibilitar economicidade durante o processo de registro junto ao Departamento de Recursos Humanos Setorial da SEPLAG. O Sistema de Ponto Eletrônico possui por funcionalidades: registro da frequência dos servidores públicos; disponibilização da frequência para o chefe imediato assinar de forma digital; consulta do organograma da Secretaria; além da solicitação de abono.
Sistema de Revisão do PPA e Plano de Governo
Diante da necessidade de revisão e adaptação do Plano Plurianual – PPA e do Plano de Governo, foi criado o Sistema de Revisão do PPA e Plano de Governo, voltado aos órgãos da Administração Direta/Indireta. No módulo de Revisão do PPA, buscando a eficiência na consolidação de informações acerca do PPA, é realizado, por exemplo: sugestões, alterações e exclusões de iniciativas, além da associação com o orçamento disponível. Já no módulo de Plano de Governo é realizado o acompanhamento da execução das ações registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), apresentadas e pactuadas no decorrer da campanha eleitoral pelo governador Gladson Cameli. Esses projetos podem ser acompanhados pela sociedade por meio do Portal de Acompanhamento do Plano de Governo (https://seplan.ac.gov.br/planejamento-e-orcamento/plano-plurianual-ppa/ ).
Sistema de Chamados e Demandas
O Sistema de Chamados e Demandas foi desenvolvido e implantado na SEPLAG no final do exercício de 2020, com o intuito de gerenciar as solicitações dos serviços internos e proporcionar o acompanhamento de demandas, garantindo um padrão de atendimento e melhorando a prestação dos serviços. O sistema dispõe de diversas funcionalidades, tais como: acompanhamento dos chamados; previsão de tempo de atendimento; realização de reiteração do pedido; emissão de relatórios gerenciais de serviços executados; acompanhamento das demandas; inclusão e atribuição de tarefas; previsibilidade de início e término; dentre outros.
Sistema de Gerenciamento de Convênios
O Sistema de Gerenciamento de Convênios foi implantado nos órgãos do Poder Executivo Estadual, com o objetivo primordial de interligar informações de cunho estratégico, e disponibilizar ao usuário uma visão executiva das ações financeiras e execução física, possibilitando a otimização de recursos públicos.
O sistema possui diversos recursos, quais sejam: Agrupar informações estratégicas da carteira de Emendas Parlamentares e Convênios celebrados com todos os órgãos/entidades estaduais e Governo Federal, permitir uma visão executiva da execução física e financeira e subsidiando às tomadas de decisões capazes de minimizar problemas, otimizar a utilização dos recursos públicos.
Sistema de Gerenciamento de Operações de Crédito
O Sistema de Gerenciamento de Operações de Crédito foi implementado nos órgãos/entidades para realizar o gerenciamento da carteira de investimentos oriundos de recursos de Operações de Crédito Nacionais e Internacionais.
Dentre as suas funcionalidades, podemos destacar: Visão Executiva; Tempestividade no Fornecimento de Informações; Relatórios Estratégicos; Acompanhamento da Execução Física e Financeira; Automatização da Conversão Monetária; Consolidação das Informações; Auditoria e Prestação de Contas.
Sistema de Gestão Administrativa
O Sistema de Gestão Administrativa foi implantado em toda a Administração Pública Estadual, sendo utilizado para realizar o acompanhamento de processos de compras, aquisições e a gestão administrativa e financeira dos contratos. O Sistema possibilita o gerenciamento das informações totalmente sistematizadas e automatizadas
Possuindo por funcionalidade: Gestão por módulos; Gestão de postos de trabalho; Relatórios e Painéis Gerenciais; Monitoramento de processos e Acompanhamento Financeiro dos Contratos.
Acesse as plataformas através do endereço: http://sead.ac.gov.br/servicos/
E-mail para contato: modernizacao.seplag@ac.gov.br
Legislação
Decreto Estadual n° 8.584, de 07 de abril de 2021;
Decreto Estadual Nº 4.730, de 02 de dezembro de 2019;