O Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre – PIDS – Fase V, operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Acre e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, no dia 09 de dezembro de 2011, conforme contrato Nº 11.2.1173.1., vem sendo implementado com o objetivo de consolidar o desenvolvimento econômico e social do Estado do Acre, por meio de investimentos no setor industrial e produtivo, bem como em infraestrutura urbana e turística.
O PIDS V está estruturado em duas partes, isto é, sistematizado por subcrédito e componentes, e suas principais áreas de atuação são saneamento integrado na capital e nos municípios do interior, infraestrutura urbana, fortalecimento econômico da produção rural familiar, ecoturismo e pequenos negócios, desenvolvimento do setor industrial e fortalecimento econômico regional, e modernização do sistema de gestão
O Programa envolve 15 Secretarias e Órgãos, responsáveis pela execução dos projetos aprovados pelo BNDES, dos quais 12 já tiveram suas principais atividades encerradas no Programa: CGE, CASA CIVIL, IEPETC (antigo IDM), IDAF, MPE, PGE, SEPA, SEINFRA (antiga SEOP e SEHAB), SEASDHM (antiga SEDS e SEPMULHERES), SEET (antiga SETUL e SEPN), TCE e TJ, apenas três continuam com execução DEPASA, DERACRE e SEPLAG.
Nesse arranjo, a principal função da SEPLAG é de coordenação, por meio da Unidade de Gerenciamento do Programas e Contratos firmados com o BNDES (UGP/BNDES), enquanto os demais órgão são responsáveis pela execução das ações finalísticas.
O PIDS V está estruturado em 2 Sub-Créditos e em cinco grandes Programas, que se desdobram ainda em 12 subprogramas. A seguir está descrito um breve resumo sobre cada subcrédito, programas e principais metas realizadas por subcomponente, bem como os órgãos executores.
Subcrédito A: Destinado para a execução do Programa Saneamento Integrado (I)
Subcrédito B: Destinado para a execução dos Programas, (II) Infraestrutura Urbana, (III) Fortalecimento Econômico da Produção Rural Familiar, Ecoturismo e Pequenos Negócios, (IV) Desenvolvimento do Setor Industrial e Fortalecimento Econômico Regional, e (V) Modernização do Sistema de Gestão.
O programa prevê dois (02) projetos, divididos em três (03) intervenções.
Projeto 1.1: Saneamento Integrado na Capital. Este Projeto está estruturado em duas intervenções, (i) I.1.1 – Saneamento Integrado nas Vias Secundárias na Capital e (ii) I.1.2 – Expansão do Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.
Órgãos Responsáveis: DEPASA
Principais ações realizadas:
Projeto 1.2: Saneamento Integrado nos Municípios do Interior. Este Projeto está estruturado em uma intervenção (i) I.2.1 – Saneamento Integrado nas Vias Secundárias no Município do Interior.
Órgãos Responsáveis: DEPASA
Principais ações realizadas:
Projeto 2.1: Pavimentação de Vias Urbanas e Rodovias. Este Projeto está estruturado em cinco intervenções, (i) Duplicação e Urbanização da Rodovia AC 010 – Trecho Urbano de Rio Branco e (ii) Pavimentação da AC-090 (18,6 km), (iii) Pavimentação da Rodovia AC 445 (Ramal do Bujari), (iv) Pavimentação de Vias Secundárias – Este último dividido em 02 atividades, e (v) Duplicação da Rodovia AC 405 – Cruzeiro do Sul (Trecho CZ Sul – Aeroporto).
Órgãos Responsáveis: DERACRE
Principais ações realizadas:
Projeto 2.2: II.2 – Implantação de Infraestrutura de Interesse Social. Este Projeto está estruturado em sete intervenções, (i) Elaboração de Projetos de Engenharia para Saneamento Ambiental, (ii) Urbanização de Parque Linear no Município de Cruzeiro do Sul (iii) Infraestrutura complementar ao Programa Estadual de Habitação, (iv) Centro de Convivência do Idoso, e (v) Revitalização e Urbanização dos Pontos Turísticos de Rio Branco, (vi) Construção do Parque Francisco Matias, e (vii) Serviços de Levantamento Planialtimétrico e Georreferenciado de Rio Branco.
Órgãos Responsáveis: DEPASA, SEINFRA, SEASDHM e SEET
Principais ações realizadas:
Projeto 3.1: Fortalecimento da Micro Agroindústria de Piscicultura, Avicultura, Suinocultura, Ovinocultura e Pecuária Leiteira. Este Projeto está estruturado em seis intervenções, (i) Implantação de Abatedouros Artesanais de Aves e Suínos, (ii) Aquisição de Tanques de Resfriamento, (iii) Aquisição de Ordenhadeiras para as Regionais Juruá e Tarauacá-Envira, (iv) Implantação de Usina de Produção de Nitrogênio Líquido e Unidade de Matrizes Receptoras para Melhoramento Genético, (v) Implantação de Unidades de Produção Artesanal de Queijo, e (vi) Construções de Instalações Fitosanitárias no Estado do Acre (Reforma do IDAF)
Órgãos Responsáveis: SEPA e IDAF
Principais ações realizadas:
Projeto 3.2: Fortalecimento da Produção Agrícola (Grãos e Mandioca). Este Projeto está estruturado em três intervenções, (i) Aquisição de Máquinas e Implementos Agrícolas, (ii) Ampliação e Construção de Unidade de Armazenagem de Grãos, e (iii) Execução de Pontes e Bueiros das principais áreas produtivas do Estado.
Órgãos Responsáveis: SEPA e DERACRE
Principais ações realizadas:
Projeto 3.3: Fortalecimento do Ecoturismo e de Pequenos Negócios. Este Projeto está estruturado em três intervenções, (i) Apoio a Pequenos Negócios Urbanos, (ii) Implantação da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre, (iii) Apoio à Produção Sustentável e ao Etnoturismo nas Comunidades Indígenas.
Órgãos Responsáveis: SEET, SEPA e IEPETEC
Principais ações realizadas:
O programa prevê dois (02) projetos, divididos em oito (08) intervenções.
Projeto 4.1: Desenvolvimento da Agroindústria. Este Projeto está estruturado em duas intervenções, (i) Implantação do Núcleo Tecnológico de Alevinagem e Construção do Frigorífico de Peixes no Vale do Juruá, e (ii) Instalação de Agroindústrias de Fruticultura
Órgãos Responsáveis: SEPA e SEICT
Principais ações realizadas:
Projeto 4.2: Desenvolvimento Industrial e Logístico. Este Projeto está estruturado em seis intervenções, (i) Implantação do Pólo Logístico no Município de Rio Branco, (ii) Reestruturação e Fortalecimento do Setor Moveleiro, (iii) Ampliação da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Acre – ZPE/AC, (iv) Implantação e Fortalecimento dos Pólos Industriais, (v) Aquisição de Máquinas e Equipamentos para o Fortalecimento da Cadeia Extrativista Florestal, e (vi) Implantação da Fábrica de Biscoito de Goma em Cruzeiro do Sul
Órgãos Responsáveis: SEICT
Principais ações realizadas:
O programa prevê três (03) projetos, divididos em onze (11) intervenções.
Projeto 5.1: Modernização do Sistema de Gestão. Este Projeto está estruturado em cinco intervenções, (i) Modernização do Tribunal de Justiça do Estado – TJ, (ii) Modernização da Controladoria Geral do Estado – CGE, (iii) Modernização do Tribunal de Contas do Estado – TCE, (iv) Modernização da Gestão do Ministério Público do Estado Acre – MPE, e (v)Modernização da Procuradoria Geral do Estado – PGE.
Órgãos Responsáveis: TJ, CGE, TCE, MPE, e PGE
Principais ações realizadas:
Projeto 5.2: Gerenciamento do Programa. Este Projeto está estruturado em duas intervenções, (i) Gerenciamento do PIDS V, e (ii) Supervisão e Gerenciamento de Obras – SEOP.
Órgãos Responsáveis: SEPLAG e SEINFRA
Principais ações realizadas:
Projeto 5.3: Modernização da Administração Estadual. Este Projeto está estruturado em quatro intervenções, (i) Modernização do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento – DEPASA/Rio Branco, (ii) Reforma e ampliação da Casa Civil, (iii) Aquisição de Equipamento e Veículos para 08 Secretarias Estaduais, e (iv) Fortalecimento Institucional do IMAC para Implementação da Outorga de Recursos Hídricos no Estado do Acre.
Órgãos Responsáveis: DEPASA, CASA CIVIL, IMAC, SEPLAG, DERACRE, SEINFRA, SEICT, FEM, SEPA, CGE e SEASDHM
Principais ações realizadas:
Instrumentos legais e datas importantes
Autorização do Poder Executivo – Lei Estadual nº 2.425 de 20 de julho de 2011.
Autorização pela STN: Ofício nº 4.475/2011/COPEM/SURIN/ STN/MF-DF de 07 de novembro de 2011.
Contrato Nº 11.2.1173.1
Data da assinatura: 09/12/2011.
Data de encerramento: 31/12/2021.
Orçamento
Valor Contratado (BNDES): R$ 641.160.000,00
Contrapartida (Estado do Acre): R$ 76.606.813,68
Rendimentos Financeiros (até 31/12/2021): R$ 16.885.150,72
Total: R$ 735.644.773,61
Execução
Até 31/12/2021, foram executados R$ 693.493.202,36 do valor total, correspondendo a 94,3%. Sendo, R$ 612.970.765,48 do valor BNDES (95,6% executado), R$ 76.606.813,68 de contrapartida (100% executado). Assim como, R$ 3.915.623,20 de recursos de rendimentos financeiros (21,9% executados).