Seplag encerra primeiro módulo de curso básico de Libras

Atento à necessidade de um atendimento qualificado ao cidadão, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), encerrou na quinta-feira, 2, o Curso Básico de Libras em Contexto.

Pensado para os servidores públicos que atendem diariamente cidadãos com deficiência auditiva e que merecem a mesma atenção quanto qualquer outra pessoa que busca atendimento nos órgãos públicos do Estado, o curso formou quatorze servidores de vários órgãos públicos que hoje estão aptos a frequentarem o Curso intermediário, que já está inserido no planejamento de ações de 2022, do Departamento de Formação e Capacitação do Servidor (Decap).

Mais do que qualidade no atendimento, desenvolve-se amplitude na consciência do servidor, pois segundo as palavras da servidora/cursista Anna Clara da Silva Vieira, que já atuou no setor de Protocolo da Seplag e hoje trabalha na Divisão de apoio ao Gabinete (Digab), “O curso proporcionou uma melhor compreensão da comunidade surda. Aprendi não só sinais para a comunicação com os surdos, mas sobre inclusão, assim como reconhecer a Libras como outra língua. Estou ansiosa para o próximo passo, o módulo intermediário, e estarei pronta para mais este desafio”.

A servidora Ana Clara da Silva Vieira recebeu o certificado de conclusão do Curso Básico de Libras em contexto das mãos do Chefe do Departamento de Capacitação da Seplag, Glauber Abecassis. Foto: Cedida

Ao ofertar o Curso de Básico de Libras em Contexto aos servidores Públicos, o Governo do Estado mais uma vez ratifica a importância da Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Libras como Língua Oficial da comunidade surda e garante qualidade no atendimento a todos os cidadãos de forma efetiva.

Entusiasta do Projeto, a Servidora da Secretaria de Educação do Estado (SEE), Pós-graduada em Educação Inclusiva, Educação Especial e Neuropsicopedagogia, que atua na escola com alunos especiais, Eliane Vilela da Silva, ministrou o primeiro módulo e se prepara para o próximo desafio que é ministrar o intermediário, e afirma que “a importância de interagir e avançar os conhecimentos já adquiridos dos alunos do curso básico de libras, garantirá uma melhor comunicação e eliminará a cada dia barreiras da comunicação e no Atendimento em libras entre surdos e ouvintes dos setores públicos do Estado do Acre”.

Para a Chefe da Divisão Pedagógica (Diped) do Decap, Marisete Alves Paiva, ao receber essa demanda solicitada pelo Secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão, o grande desafio a exemplo dos demais, era ofertar um curso que agregasse valores, tanto na área profissional quanto na pessoal dos servidores e “foi admirável a forma como a proposta, desde o início, foi abraçada por todos os que se formaram. Eles saíram de suas zonas de conforto e em três meses estavam aptos a se comunicarem na linguagem dos sinais com propriedade, o que significa aprender um novo idioma, mas irão além fazendo a diferença nas vidas das pessoas com surdez que se sentirão reconhecidas e inseridas na sociedade”.

O Decap pretende ofertar o Curso Intermediário de Libras em Contexto em 2022. Foto: Cedida