O Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal – PROINVESTE, operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Acre e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, no dia 17 de dezembro de 2012, conforme contrato Nº 12.2.1318.1, vem sendo implementado com o objetivo de reduzir os impactos da perda de receita e ampliar a capacidade de novos investimentos no Estado, garantindo a execução dos principais programas do Governo.
O Programa envolve 13 Secretarias e Órgãos, responsáveis pela execução dos projetos aprovados pelo BNDES, dos quais 10 já tiveram suas principais atividades encerradas no Programa: DEPASA, DERACRE, FEM, MPE, SEPC, PMAC, SEJUSP, SEE, SESACRE e SEET, apenas três continuam com execução SEICT, SEINFRA e SEPLAG. Nesse arranjo, a principal função da SEPLAG é de coordenação, por meio da Unidade de Gerenciamento do Programas e Contratos firmados com o BNDES (UGP/BNDES), enquanto os demais órgão são responsáveis pela execução das ações finalísticas.
O PROINVESTE está estruturado em 2 Componentes, o primeiro para reembolso da amortização de dívidas junto ao Banco; assim como garantir algumas contrapartidas das operações com o BNDES e o segundo componente são recursos destinados a investimentos em novos projetos. Estes dois componentes se desdobram em seis grandes Programas, que, por sua vez, se desdobram em 46 projetos. A seguir está descrito um breve resumo sobre cada programas e principais metas realizadas, bem como os órgãos executores.
Programa 1: O programa prevê cinco (05) projetos, divididos em onze (11) intervenções.
Projeto 1.1: Reembolso e Amortização do PEF II. Este Projeto está estruturado em três intervenções, (i) Reembolso da Amortização do PEF II – 2012, (ii) Amortização das Parcelas Futuras do PEF II – 2013, e (iii) Amortização das Parcelas Futuras do PEF II – 2014.
Órgãos Responsáveis: SEPLAG
Principais ações realizadas:
Projeto 1.2: Reembolso da Contrapartida PIDS III, IV e V – 2012. Este Projeto está estruturado em uma intervenção (i) Reembolso das Contrapartidas dos Contratos BNDES III, IV e V – 2012.
Órgãos Responsáveis: SEPLAG
Principais ações realizadas:
Projeto 1.3: Recursos Para Contrapartida PIDS III, IV E V. Este Projeto está estruturado em cinco intervenções (i) Contrapartida do Contrato BNDES III – Nº 08.2.0280.1, (ii) Contrapartida do Contrato BNDES III – Nº 08.2.0282.1 / DEPACEL, (iii) Contrapartida do Contrato BNDES III – Nº 08.2.0042.1 / ESGOTO, (iv) Contrapartida do Contrato BNDES IV – Nº 09.2.1139.1, (v) Contrapartida do Contrato BNDES V – Nº 11.2.1173.1.
Órgãos Responsáveis: SEPLAG
Principais ações realizadas:
Projeto 1.4: Despesas de Capital Diversas – Reembolso. Este Projeto está estruturado em uma intervenção (i) Despesas de Capital Diversas – Reembolso.
Órgãos Responsáveis: SEPLAG
Principais ações realizadas:
Projeto 1.5: Despesas de Ressarcimento. Este Projeto está estruturado em uma intervenção (i) Despesas de Ressarcimento.
Órgãos Responsáveis: SEPLAG
Principais ações realizadas:
Programa 2: Novos Investimentos. O programa prevê vinte e quatro (24) projetos, divididos em trinta e cinco (35) intervenções.
Projeto 2.1: Investimento na Área de Educação (reforma, ampliação, construção e aquisições de mobiliário). Este Projeto está estruturado em uma intervenção, (i) Construção, Reforma, Ampliação de Escolas e Aquisição de Mobiliários Escolares.
Órgãos Responsáveis: SEE
Principais ações realizadas:
Projeto 2.2: Infraestrutura em Estradas Vicinais (Ramais). Este Projeto está estruturado em quatro intervenções, (i) Elaboração de Projetos Executivos de Engenharia para Obras de Revestimento Primário e Pavimentação de Estradas Vicinais (Ramais) no Estado do Acre, (ii) Obras de Revestimento Primário e Pavimentação do Ramal Santa Luzia em Cruzeiro do Sul-AC, (iii) Execução de Pontes e Bueiros e Melhoramento em Ramais do Estado do Acre, e (iv) Obras de Revestimento Primário e Pavimentação dos Ramais Bom Jesus, Castanheira, Castanheta, Copaíba, Espinhara, Granada, dos Paulistas, do Rodo e do Romão.
Órgãos Responsáveis: DERACRE
Principais ações realizadas:
Projeto 2.3: Estruturação da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Acre. Este Projeto está estruturado em cinco intervenções, (i) Reaparelhamento da Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Acre, (ii) Aquisição de Veículos e Equipamentos de Segurança, (iii) Reforma da delegacia de polícia civil de Assis Brasil e aquisição de mobiliário, (iv) Reforma da Delegacia Geral de Polícia de Sena Madureira, e (v) Construção, Reforma e Ampliação de Quartéis da Polícia Militar do Estado do Acre.
Órgãos Responsáveis: SEPC e PMAC
Principais ações realizadas:
Projeto 2.4: Integralização de Capital na Agência de Negócios do Acre – ANAC. Este Projeto está estruturado em duas intervenções, (i) Primeira Integralização de Capital na Agência de Negócios do Acre – ANAC, e (ii) Segunda Integralização de Capital na Agência de Negócios do Acre – ANAC.
Órgãos Responsáveis: SEICT
Principais ações realizadas:
Projeto 2.5: Supervisão e Gerenciamento de obras. Este Projeto está estruturado em duas intervenções, (i) Supervisão e Gerenciamento de Obras de Infraestrutura Urbana e Habitacional, e (ii) Gerenciamento, fiscalização e supervisão de obras e projetos.
Órgãos Responsáveis: SEINFRA (SEOP e SEHAB)
Principais ações realizadas:
Projeto 2.6: Elaboração de Projetos Executivos de Engenharia para as Urbanizações da Avenida Ceará e da Rua Isaura Parente.
Órgãos Responsáveis: SEINFRA
Principais ações realizadas:
Projeto 2.7: Elaboração de Projeto Executivo de Engenharia para Construção de um Centro de Excelência de Treinamento de Futebol Profissional.
Órgãos Responsáveis: SEINFRA
Principais ações realizadas:
Projeto 2.8: Aquisição de Mobiliários e Equipamentos de Informática para o Ministério Público Estadual.
Órgãos Responsáveis: MPE
Principais ações realizadas:
Projeto 2.9: Desenvolvimento do Setor Industrial, Agroindustrial e Marceneiro. Este Projeto está estruturado em três intervenções, (i) Implantação da Indústria de Granulado Escuro Brasileiro (GEB) no município de Sena Madureira/AC, (ii) Reforma e Adequação do Galpão da Fábrica de Processamento de Polpa de Fruta e Empacotamento de Farinha do município de Tarauacá/AC, e (iii) Aquisição de Equipamentos para o Frigorífico de Peixe no Município de Cruzeiro do Sul/AC.
Órgãos Responsáveis: SEICT
Principais ações realizadas:
Projeto 2.10: Aquisição de Mobiliário e Equipamentos de Acessibilidade para as Bibliotecas Públicas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Órgãos Responsáveis: FEM
Principais ações realizadas:
Projeto 2.11: Ampliação do Parque do Tucumã.
Órgãos Responsáveis: SEINFRA
Principais ações realizadas:
Projeto 2.12: Modernização Tecnológica e da Infraestrutura do Ministério Público Estadual.
Órgãos Responsáveis: MPE
Principais ações realizadas:
Projeto 2.13: CONTRAPARTIDA DO CONTRATO SANEAC – Nº 12.2.1384.1.
Órgãos Responsáveis: SEPLAG
Principais ações realizadas:
Projeto 2.19: Aquisição de Equipamentos e Mobiliários para atender as Unidades de Saúde do Estado do Acre.
Órgãos Responsáveis: SESACRE
Principais ações realizadas:
Projeto 2.20: Reforma e Ampliação do Prédio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, no Município de Rio Branco.
Órgãos Responsáveis: SESACRE
Principais ações realizadas:
Projeto 2.21: Construção, Reforma e Ampliação das Promotorias de Acrelândia e Brasiléia. MPE – AC.
Órgãos Responsáveis: MPE
Principais ações realizadas:
Projeto 2.24: Execução da Infraestrutura (2ª Etapa) e Construção de Calçadas nas Áreas Institucionais do Conjunto Habitacional “Cidade do Povo”.
Órgãos Responsáveis: SEINFRA
Principais ações realizadas:
Projeto 2.24: Execução da Infraestrutura (2ª Etapa) e Construção de Calçadas nas Áreas Institucionais do Conjunto Habitacional “Cidade do Povo”.
Órgãos Responsáveis: SEINFRA
Principais ações realizadas:
Projeto 2.29: Revitalização do Distrito e Parque Industrial de Rio Branco.
Obs: Obra em fase de contratação, com previsão de início em abril de 2021.
Órgãos Responsáveis: SEICT
Principais ações a serem realizadas:
Projeto 2.30: Pavimentação de vias públicas e Construção de calçadas públicas.
Obs: Obra em fase de homologação, com previsão de início em abril de 2021.
Órgãos Responsáveis: SEINFRA
Principais ações a serem realizadas:
Projeto 2.31: Gerenciamento e Monitoramento dos Contratos Firmados com o BNDES.
Obs: Em execução..
Órgãos Responsáveis: SEPLAG
Principais ações a serem realizadas:
Contratação de consultoria para apoio técnico à Unidade de Gestão dos Contratos Firmados com o BNDES.
Instrumentos legais e datas importantes
Autorização do Poder Executivo – Lei Estadual nº 2.566 de 13 de julho de 2012, e Lei Estadual nº 2.600 de 12 de setembro de 2012.
Contrato Nº 12.2.1318.1
Data da assinatura: 17/12/2012.
ORÇAMENTO
Valor Contratado (BNDES): R$ 383.202.882,73
Contrapartida (Estado do Acre): R$ 0,00
Rendimentos Financeiros: R$ 19.508.855,91 (até 31/12/2021)
Total: R$ 402.711.738,64
EXECUÇÃO
Até 31/12/2021, foram executados R$ 379.634.778,12 do valor contratado, correspondendo a 99,1%. Assim como, R$ 18.107.549,34 de recursos de rendimentos financeiros (92,8% executados).