Da Redação – 15h30min
Por Aldeir Oliveira
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio do Departamento de Capacitação do Servidor (Decap), firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e deu início nesta segunda-feira, 25, a oferta do curso de Administração e Projeto de Redes, voltado para os servidores públicos que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI) do Estado. O curso, com carga horária de 30 horas, contempla duas turmas com 30 participantes cada.
A formação faz parte da agenda de capacitação de servidores do Estado, uma meta do governo do Acre, que busca aperfeiçoar os profissionais, provendo novas técnicas e atualizando seus conhecimentos, melhorando a eficácia dos serviços prestados.
Estiveram presentes na aula inaugural o diretor de Gestão de Pessoas da Seplag, Guilherme Schirmer Duarte; o chefe do Decap, Glauber Abecassis; e os representantes do Senac, Abrão Maia, diretor de Educação Profissional, e José Ricardo Pires, coordenador de Negócios Estratégicos.
Guilherme Duarte salientou a importância da parceria entre Estado e Senac: “Essa parceria é muito importante para que a gente possa estar capacitando os nossos servidores. É um desejo do nosso governador Gladson Cameli que nós possamos estar aperfeiçoando as nossas equipes para atender a população da melhor forma”.
Destacou, ainda, os esforços da gestão em oferecer oportunidades educacionais para todos os servidores do Estado em diversos níveis e diversas áreas de conhecimento. “Já ofertamos diversos cursos para os servidores. Estamos buscando mais capacitações como pós-graduações, mestrados e, agora, com o SENAC, nós estamos dando início aos cursos direcionados aos profissionais que vão estar cada vez mais capacitados. Este é o nosso objetivo”, conclui.
De acordo com José Ricardo Pires, além das duas turmas, formadas por 60 servidores no total, que foram contemplados com o curso de Administração e Projeto de Redes, a parceria entre Estado e Senac ainda pretende qualificar mais 150 servidores com cursos oferecidos pela instituição, por meio de um investimento feito com recursos do fundo de Recursos Humanos do Estado (RH), um total de R$ 53.700 investidos no servidor acreano.
“Somos gratos pela parceria com o governo do Estado do Acre e estamos felizes em poder estar qualificando mais de 200 servidores, por meio dessa parceria em diversas áreas da tecnologia”, afirma José Ricardo.
O técnico em informática da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Cássio Amor Divino dos Santos, tem expectativas positivas acerca da capacitação e acredita que os conhecimentos adquiridos na formação serão de extrema importância para o exercício de sua função: “Com este curso de nivelamento, haverá uma melhoria na qualidade de infraestrutura e dos serviços de internet e intranet em todas as secretarias do Estado”.