Elynalia Lima 1 – 10h22min
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag) realizou na tarde de quinta-feira, 10, a última palestra online do I Ciclo de Palestras voltadas para o servidor. O tema foi Fortalecimento da Gestão Pública como Indutor do Desenvolvimento, apresentada pelo Secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques do Santos.
Fabrício, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), explanou, por mais de uma hora, para mais de 120 servidores que participaram online por meio da plataforma Go to Webinar, a melhora dos índices de desenvolvimento do Estado de Alagoas nos últimos cincos anos.
E trouxe, em sua palestra, pontos importantes que garantiram que Alagoas deixasse de ocupar a 27ª posição, em 2017, no ranking de competividade dos estados, para a 14ª posição, três anos depois. Além de superar os obstáculos que o mantinham na 23ª posição em Solidez Fiscal em 2017 para o ranking dos cinco mais competitivos do Brasil na área, em 2019.
“Alagoas, que sempre foi o estado que historicamente apresentou os piores resultados em políticas públicas no Brasil, num espaço de tempo relativamente curto, cinco anos, conseguimos tira-lo dos piores indicadores do Brasil. Hoje estamos em uma situação intermediária, mas, mais do que isso, com tudo o que vem sendo feito, os efeitos cumulativos disso, independente de quem venha a governar em 2023, vocês verão Alagoas dentre os dez melhores lugares, com resultados de implantação de políticas públicas no Brasil”, enfatiza o gestor.
Como conseguiram? Segundo Santos, o monitoramento de dados e de rankings, alinhado, com o diagnóstico de políticas públicas em áreas de maior vulnerabilidade, a programas transversais de curtos e longo prazo, à inovação de processos e procedimentos e à contenção de gastos e aprimoramento nos processos de arrecadação, foram alguns dos pontos essenciais para o salto nos rankings.
Para o titular da Seplag Alagoas, o mais importante para se alcançar resultados duradouros, que tenham continuidade, independente dos gestores dos próximos anos, é buscar ter como meta principal um modelo de gestão em que se consiga unir as pessoas em um único propósito e buscar sempre ouvir quem de fato implementa as políticas públicas na base.
Segundo o gestor, nada seria possível sem a compreensão de que trabalhar com união, identificar as causas mais importantes e desenhar as estratégias ouvindo as pessoas que trabalham na ponta são as peças-chaves para o avanço e melhoria na qualidade de vida das pessoas: “Quem é capaz de gerar as melhores soluções para os desafios fundamentais é quem está nas frentes de batalha, é que está lidando com os problemas no dia a dia. Não adianta achar que um secretário executivo vai dar solução de gabinete para problemas complexos e distantes da sua realidade; eles podem nortear as discussões, mas as respostas respostas mais assertivas estão em quem enfrenta diretamente os desafios”.
O titular da Seplag Acre, Ricardo Brandão, assistiu à palestra, e em sua fala enfatizou que um evento que traz um gestor de uma pasta de um estado com aumento de índices de desenvolvimento e boa gerência em políticas públicas é uma oportunidade que todos os servidores devem aproveitar. (Assista aqui à palestra.)
Segundo Ricardo, o trabalho realizado pelo Consad é um farol para guiar a gestão pública: “Estamos trabalhando um modelo de gestão pública que incorpora continuamente as boas práticas de gestão implementadas como case de sucesso em outros estados, de modo a criar ambiente favorável para implantação de políticas públicas focadas na melhoria da qualidade de vida dos acreanos e no crescimento sustentável do estado, para que a gente consiga avançar no desenvolvimento do estado, que é fronteiriço e distante da região central do país”.
Sobre o Consad
O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília (DF), criada em novembro de 2000, que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
Os secretários de Estado de Administração do país promovem encontros periódicos, visando à troca de experiências e à busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.
O objetivo do Consad em todas as suas frentes de trabalho tem sido pensar modelos de gestão pública com foco em resultados e voltados para o bom atendimento ao cidadão.